Justiça multa concessionária em R$ 100 mil por coleta de dados de passageiros na Linha 4-Amarela do Metrô de SP

11/06/2021

A Justiça de São Paulo determinou que a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, pague multa de R$ 100 mil pela coleta indevida de dados de usuários. O processo se refere a equipamentos de publicidade que usavam câmeras com sensores nas plataformas, instalados em 2018.

A decisão, publicada nesta sexta-feira (7) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), atende parcialmente a pedidos feitos em ação movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Cabe recurso.

Ativos entre abril e agosto de 2018, os painéis instalados nas plataformas de embarque e desembarque das estações exibiam publicidade e registravam por uma câmera a reação dos passageiros que paravam em frente.

“Os usuários não foram advertidos ou comunicados previa ou posteriormente acerca da utilização ou captação de sua imagem pelos totens instalado nas plataformas, ou seja, os usuários nem mesmo tem conhecimento da prática realizada pela requerida”, afirma a juíza Patrícia Martins Conceição na sentença.

Procurada pelo G1, a ViaQuatro informou por meio de nota que ainda não foi intimada sobre a decisão. Disse ainda que o sistema “não ostentava propriedades que permitissem o reconhecimento facial de seus usuários”. 

Para ler a notícia na íntegra, acesse aqui.

Fonte: G1.

Categorias: LGPD,Notícias,

Voltar