Brasil e União Europeia trocam experiências e melhores práticas sobre Operador Econômico Autorizado

12/12/2022

Com o objetivo de promover a cooperação com o Brasil no âmbito do Operador Econômico Autorizado, a União Europeia promoveu, nos dias 7 e 8 de dezembro, um workshop online sobre troca de informações, experiências e melhores práticas.

O evento, organizado com apoio do Instrumento para Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações (Technical Assistance and Information Exchange Instrument – TAIEX) da Comissão Europeia e custeado pela Direção-Geral de Parcerias Internacionais (Directorate-General for International Partnerships – DG INTPA), possibilitou o compartilhamento de boas práticas relacionadas aos processos de certificação e monitoramento de operadores, incluindo gerenciamento de riscos e controles internos.

No primeiro dia, os temas foram tratados do ponto de vista de países-membros da União Europeia. O segundo dia do workshop foi totalmente centrado na perspectiva brasileira. Atendendo ao convite dos organizadores, o Programa OEA da Receita Federal do Brasil foi representado pelo chefe do Centro Nacional de Operadores Econômicos Autorizados (CeOEA), Fabiano Queiroz Diniz, e pelos auditores fiscais Luciana Rodrigues Belo Couto, Renato Câmara Ferro Ribeiro de Gusmão, Renan Vercezi Rossato, Rinald Boassi e Gustavo Vivas David. Representando a Suana, a Coordenadora-Geral de Administração Aduaneira, Mirela Batista, participou da abertura.

Esse encontro sinaliza a possibilidade de fortalecimento da parceria entre o Brasil e a União Europeia por meio de um futuro Acordo de Reconhecimento Mútuo de Programas OEA.

A União Europeia destacou positivamente o evento, com publicação de notícia no website da Comissão. Confira aqui.

Fonte: OEA

Categorias: Notícias,Operador Econômico Autorizado,

Voltar