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A importância do BI para as empresas de comércio exterior
26/01/2015
Um dos principais desafios enfrentados por despachantes aduaneiros, importadoras e demais empresas atuantes no setor de comércio exterior é a otimização da análise dos dados obtidos através da sua rotina, bem como a aplicação destes resultados em suas decisões estratégicas. O chamado BI (Business Intelligence), ou Inteligência de Negócios, é uma realidade presente em diversos mecanismos da economia e permite que as empresas contem com uma análise de dados concreta na hora da tomada de decisões. Este mecanismo já é amplamente utilizado em diversos setores, como o varejo, por exemplo.
Através do BI, as empresas conseguem se posicionar de forma mais competitiva e utilizar estratégias eficazes conforme as tendências econômicas. Sistemas de inteligência analítica, chamados de Web Analytics, que coletam os dados gerados no dia a dia em sistemas de gestão, organizam todas as informações e apontam caminhos para a aplicação destas informações, são um dos principais aliados do Business Intelligence. A geração de relatórios é mais rápida através desses sistemas, os dados são mais consistentes e o planejamento estratégico certeiro.
No que diz respeito ao setor de comércio exterior, o BI ainda não é uma realidade comum em muitas empresas. O excesso de planilhas Excel e o trabalho manual ainda fazem parte da rotina dos profissionais e dificultam a agilidade nos processos estratégicos. A falta de investimento em tecnologias voltadas para o setor, como sistemas de gestão e de análise, compromete o desempenho das empresas, que enfrentam constantemente falhas na qualidade dos dados, e a subsequente demora para análise dos resultados e tomada de decisões.
Como implantar a inteligência analítica no comércio exterior?
O primeiro passo para aplicar o BI na sua empresa é contar com um sistema de gestão eficiente. É neste sistema que devem estar registrados todos os dados dos seus negócios. Com o avanço da tecnologia, os sistemas se tornaram acessíveis e não utilizá-lo é deixar de ganhar tempo e dinheiro. Busque soluções que levem em consideração as particularidades do setor de comércio exterior, como atualizações conforme a mudanças na legislação e otimização de cálculos de impostos, quantidade de processos por canal/serviço, lead time de processos por serviço/desembaraço, despesas por serviço, entre outras.
Com dados informatizados, invista em um sistema analítico de dados. A ferramenta escolhida deve permitir a integração com o sistema operacional já utilizado na empresa, bem como total segurança na tramitação de dados, facilitando assim a obtenção de uma análise mais coerente com o que a companhia necessita.
Por último, invista na capacitação de sua equipe, para que a aplicação dos dados obtidos seja otimizada. Contar com profissionais qualificados agiliza o crescimento e a conquista de melhores resultados.
Entre os principais benefícios gerados por essa análise, destacamos:
Ganho de produtividade: a variação da economia, valorização ou desvalorização das moedas, mudanças no mercado consumidor, são algumas das situações que atingem diretamente quem atua em comex. Por isso, dados confiáveis e de fácil acesso tornam a tomada de decisões estratégicas rápidas e eficientes. Com um sistema de análise de dados você reduz o tempo de planejamento estratégico e de pesquisas.
Tomada de decisões com maior conòabilidade: através de ferramentas analíticas, as companhias contam com precisão na hora de planejar os próximos passos, garantindo destaque e espaço no mercado. Este processo é primordial para o aperfeiçoamento do BI da companhia. Os processos operacionais, táticos ou estratégicos ganham maior suporte em seu desenvolvimento e desempenho.
Rapidez na criação de relatórios: apresentar resultados e ter à mão as principais ações estratégicas, através de relatórios, é fundamental. Em qualquer setor, incluindo o de comércio exterior, que lida diariamente com questões ligadas à legislação de diversos países e às mudanças globais da economia, este material é de extrema importância. Com os resultados obtidos através do Analytics, gerar relatórios ou dashboard (apresentação visual das informações mais importantes em uma única tela, facilitando o acompanhamento do negócio) fica muito mais rápido e prático. Assim, a equipe tem sempre à mão uma análise confiável para manter o ritmo de crescimento e a solidez dos negócios.
Que os sistemas operacionais e de análise vieram para ficar, não há dúvidas. As empresas estão cada vez mais ligadas às soluções voltadas para o seu negócio. Buscar ferramentas com foco no setor de atuação e otimizar processos é fundamental para garantir a competitividade de mercado. Segundo a Gartner Inc. companhia global líder em pesquisas de Tecnologia da Informação, o uso da inteligência analítica será uma das tendências em 2015. Outra pesquisa realizada pela Accenture e o SAS Institute revelou que mais de 70% das empresas planejam ampliar investimentos em ferramentas analíticas em 2015. E você, está pronto para ampliar e otimizar o seu negócio?
Autora: Edneia Moura.
Fonte: comexblog.
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