A implantação da comunidade portuária do Porto de Santos

19/12/2019

O WorkShop “A Implantação da Comunidade Portuária do Porto de Santos – PCS: Port Community Systems”, realizado no dia 10/12/2019, teve como assunto central a implantação do Port Community Systems (Comunidade Portuária Sistematizada) no porto de Santos através do apoio do Prosperity Found, fundo de cooperação do Governo Britânico bancado pelo FCO (Foreign and Commonwealth Office).

Na primeira parte do WorkShop, foi apresentado o conceito do PCS (Port Community Systems) por parte de representante da Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos. Existem 2 (dois) aspectos importantes: a relevância do envolvimento de pequenas e médias empresas nas operações portuárias e a facilitação da circulação de informações entre os interveninentes. Foram apresentados alguns dados sobre a área, tanto positivos quanto negativos:

► 96% do comércio exterior passam por portos brasileiros;

► Os portos sempre batem recordes;

► Os portos sofrem com a interferência de agentes públicos e privados;

► O porto de Santos tem a melhor média nacional entre os portos brasileiros;

► Entre outros.

Em seguida, foi comentada a implantação do PCS no porto de Santos (SP) e nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Suape (PE) e Paranaguá (PR). O projeto terá duração de 46 meses e envolverá a definição do engajamento dos interveninentes, os principais atores, o mapeamento de processos e a implementação de soluções necessárias. Um dos principais resultados esperados é a redução do tempo de despachos das cargas.

A segunda parte do seminário foi comandada pelos palestrantes Sarah Voss e Pablo Owen, colaboradores que atuam no Porto de Hamburgo (Alemanha). De acordo com eles, o PCS no Porto de Hamburgo existe há 30 anos, o Porto de Hamburgo é um dos 20 maiores portos de containers do mundo, 3º maior porto da Europa e tem passagem diária de 33 mil caminhões.

A definição dada pelos palestrantes sobre o PCS foi: “uma plataforma de compartilhamento de informações, onde os dados são recebidos e enviados dentro da comunidade portuária para que todos saibam de tudo que está acontecendo naquele tempo-espaço”. O PCS é composto por 3 partes: organizacional, funcional e técnicas. As partes (01) e (02) correspondem à 80% do processo, os 20% restantes, correspondem a parte (03). Todas as partes devem estar integradas para alinhar as informações. E sobre o aspecto técnico, o processamento de dados seria feito por micro, pequenas e médias empresas.

Os palestrantes de Hamburgo trouxeram três cases de sucesso. O primeiro foi sobre a HVCC (Hamburg Vessel Coordination Center), organização que abriga duas empresas que atuam no porto de Hamburgo (HPC e Dakosy). A organização surgiu a partir do momento que foi percebido que havia problemas em comum em ambas as partes. Começaram a compartilhar informações pelo PCS e hoje se beneficiam disso, pois:

► Há uma visão geral das embarcações;

► Os dados estão integrados e atualizados em tempo real;

► Se ocorrer algum problema, possibilita identificação imediata;

► Há informações sobre os portos anteriores e posteriores que aquela embarcação já passou ou irá passar;

► Podem se planejar previamente mediante as informações obtidas.

O segundo case foi sobre a RPIS (Rhein Ports Information Systems). É uma empresa que monitorava o tráfego de caminhões, entrada e saída do porto de Hamburgo. Devido ao alto índice de congestionamento, começaram a trocar informações através do PCS e hoje sua cooperação abrange 09 (nove) setores do Porto que se beneficiam de suas informações.

Por fim, o terceiro case foi da empresa Dakosy. Ela é focada no fluxo de entrada e saída de cargas do porto de Hamburgo. Porém, havia um grande problema em relação a entrada de vários caminhões de uma só vez, congestionando o trânsito. Com o PCS, além de conseguir controlar melhor o fluxo de caminhões, ainda conseguiu implementar uma espécie de “pré-anúncio”, que informa quais portões devem ser abertos para recepcionar os caminhões que chegarão ao porto, e reserva de vagas de estacionamento, onde o caminhoneiro pode escolher o dia, hora e local que irá vir e na sequência, estacionar.

Por fim, Sarah e Pablo enfatizaram os benefícios do PCS, fizeram uma recapitulação de como ele deve ser implantado e desejaram sucesso para o porto de Santos.

 

Fonte: LF Auditoria e Consultoria

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