Segurança da informação no universo empresarial

17/08/2016

É sabido por todos que as informações relacionadas as empresas são de extrema importância para o desenvolvimento destas no mercado, principalmente quando levamos em consideração o objetivo da maioria das empresas que é o de obter maior visibilidade no mercado e, com isso, ganhar destaque diante dos concorrentes.

Assim, o sigilo, a autenticidade, a disponibilidade e a irretratabilidade, que é a classificação da informação quanto aos requisitos de segurança, formam a proteção e, por que não dizer, o tratamento da informação.

Com relação a irretratabilidade da comunicação, a mesma se refere ao fato de o funcionário não poder alegar desconhecimento de determinado fato ou acontecimento inerente a empresa desde que a empresa utilize circulares internos como e-mail, memorandos, como forma de comunicação.

A política de informação são indispensavelmente as diretrizes que definem o planejamento do fluxo da informação de forma consentânea e a política de segurança são as medidas que visam fundamentalmente ampliar a possibilidade de garantir a originalidade da informação e implementar meios de modo a impossibilitar os ataques externos aos sistemas de informação da empresa. E nesse meio estão presentes os controles, que é composto pelas atividades relacionadas a manter o dinamismo do fluxo das informações desde a captação, que em seguida passa pelo uso e por último o descarte das mesmas. O mapeamento das informações evita que o sistema seja abastecido com dados repetidos, redundantes ou desnecessários ao sistema.

Sobre os controles de segurança, temos a vulnerabilidade e a adaptabilidade. A vulnerabilidade é o fato de o sistema poder ser acometido por ataques externos e adaptabilidade, por sua vez, refere-se ao fato de o sistema adaptar-se as mudanças, aderindo às novas tecnologias minimizando as possibilidades de invasões externas.

Autor: Carlos José.

Fonte: Artigos.

Voltar