
Notícias

Forte queda e ociosidade recorde marcam o primeiro trimestre de 2025 da indústria química nacional
03/07/2025
O primeiro trimestre de 2025 foi desafiador para a indústria química brasileira, com quedas em todas as variáveis monitoradas, como aponta o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim. Em comparação com o mesmo período de 2024, a produção recuou 3,8%, as vendas internas caíram 2,6% e o Consumo Aparente Nacional (CAN), que engloba a produção somada às importações e subtraídas as exportações da amostra RAC, registrou uma retração de 5,3%.
Esses números deixam clara a persistente perda de competitividade do setor no cenário global, especialmente diante da concorrência desleal de insumos importados, sobretudo dos EUA e da Ásia, além dos altos custos de energia, gás natural e tributação.
A utilização da capacidade instalada atingiu um patamar médio de 62% no primeiro trimestre de 2025, uma queda de três pontos percentuais em relação aos 65% registrados no mesmo período de 2024. Este é o menor nível médio de operação de toda a série histórica da entidade, que remonta a 1990. Consequentemente, o nível de ociosidade atingiu 38%, o pior patamar dos últimos 30 anos. Setores como intermediários para fertilizantes (43%), intermediários para plásticos (45%), intermediários para fibras sintéticas (51%) e intermediários para plastificantes (53%) apresentaram níveis de ociosidade acima da média geral.
Em relação aos preços nominais, medidos pelo IGP Abiquim-Fipe, o segmento de produtos químicos de uso industrial acumulou uma inflação de 2,9% no primeiro trimestre de 2025. Deflacionados pelo IPA-Indústria de Transformação (FGV), os preços médios nominais aumentaram 3,1%. Contudo, ao considerar o Dólar, os preços médios reais estão 11,0% maiores em relação a dezembro de 2024, e em relação ao Euro, os preços locais exibem um aumento de 6,8%, reflexo da desvalorização do Dólar (7,3%) e do Euro (3,7%) frente ao Real.
Fonte: ABIQUIM.
Para ver a notícia na íntegra, clique aqui
Categorias: Notícias,
Voltar