Cibersegurança está fora da rota das empresas no Brasil

10/09/2014

Um levantamento realizado pelo Instituto Ponemon, a pedido da Websense, e feito com a participação de quase cinco mil profissionais de segurança em TI em 15 países, entre eles, o Brasil, revela que, aqui, mais da metade das empresas – 58% – não oferecem educação em cibersegurança aos funcionários. Mas há um dado ainda pior: apenas 10% das corporações pesquisadas admitem que vão fazer alguma ação do tipo nos próximos 12 meses. O estudo ouviu quase 400 profissionais de segurança no Brasil.

Os resultados revelam um consenso global de que as organizações devem corrigir a lacuna de comunicação entre as equipes de segurança e executivos para melhor proteção contra ataques avançados e o roubo de dados, e investir mais na educação dos funcionários, mas não é isso que acontece na prática.

O levantamento mostra ainda que no Brasil, 75% dos profissionais acreditam que o roubo de propriedade intelectual, violação envolvendo dados de clientes e perda de receita por parada do sistema são os eventos mais preocupantes para a área de segurança.

Ainda aqui 36% das equipes de segurança de TI nunca comentaram com os executivos das suas empresas sobre questões de cibersegurança. E um dado preocupante. Somente 42% dos profissionais brasileiros acreditam que suas corporações investem o suficiente em pessoal e tecnologias para evitar riscos cibernéticos.

Fonte: Convergência Digital.

Voltar