Nuvem e redes sociais exigem mais orçamento para Segurança da Informação

10/09/2014

As empresas deverão gastar cerca de US$ 71,7 bilhões com Segurança em Informação em 2014, o que significa um aumento de 7,9% em relação a 2013. A área com maior aporte de recursos é a de prevenção para a perda de dados, que registrou um incremento de 18,9%, revela estudo do Gartner. Para 2015, eses montante deverá crescer ainda mais e chegar a US$ 76,9 bilhões. Boa parte desse incremento virá da convergência dos dados das empresas com a mobilidade, computação em nuvem e redes sociais.

“Este Nexus das Forças (Mobilidade, computação em nuvem e redes sociais) impacta a segurança em termos de novas vulnerabilidades”, disse o diretor de pesquisa do Gartner, Lawrence Pingree. “Mas também cria novas oportunidades para melhorar a prevenção e a eficácia na prevenção. Há mais informçaões para evitar a ação dos criminososos”, acrescenta.

Não por acaso, o relatório do Gartner diz que, em 2015, cerca de 10% dos recursos globais de segurança das empresas de TI serão entregues na nuvem, sendo que mais de 30% dos controles de segurança implementados nas PMEs serão baseados na nuvem. De 2017 em diante, o Gartner acredita que a segurança móvel deverá ganhar uma atenção mais especial por parte dos consumidores, que hoje não tem estratégias de proteção para smartphones e tablets.

Fonte: Convergência Digital.

Voltar