China: OEAs são quase 40% do valor do comércio exterior

10/05/2024

Em 2023, os Operadores Econômicos Autorizados (OEAs) representaram 37,1% do valor do comércio exterior da China e 37% do pagamento total de impostos do país, de acordo com os dados alfandegários mais recentes. A conferência, organizada pela OMA e co-organizada pelo GAC e pelo governo municipal de Shenzhen, termina na sexta-feira (10) tem como tema “aproveitar o poder dos programas OEA para o comércio global inclusivo e sustentável”.

Existem mais de 5.800 empresas com status OEA na China, de acordo com a 6ª Conferência Global OEA da OMA, que foi inaugurada em Shenzhen, Província de Guangdong, no sul da China, nesta quarta-feira (8).

O sistema OEA, iniciado pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), visa facilitar o desembaraço aduaneiro para empresas através da autenticação por agências aduaneiras de empresas com elevados níveis de conformidade legal e segurança, e um elevado estatuto de crédito.

As empresas com status OEA podem beneficiar-se de uma série de medidas de gestão preferenciais, tais como processamento prioritário, frequência reduzida de supervisão e serviços otimizados, que reduzem efetivamente o custo do comércio internacional e aumentam a competitividade internacional das empresas.

Wang Lingjun, vice-chefe da Administração Geral das Alfândegas (GAC, na sigla em inglês) da China, disse que as alfândegas chinesas ajudaram as empresas com status OEA a completar 1,53 milhão de serviços prioritários e inspecionaram 11 mil lotes de bens de uma forma “não intrusiva”.

Segundo ele, as empresas com status OEA podem desfrutar de mais de 40 incentivos, tais como “canal verde”, desconto nos juros dos empréstimos e procedimentos simplificados fornecidos por vários departamentos do país.

Segundo a Agência Xinhua, mais de 1.200 delegados de alfândegas, organizações internacionais, empresas OEA, agências governamentais, instituições acadêmicas e associações industriais de mais de 100 países e regiões participaram da conferência. A Conferência Global OEA é realizada a cada dois anos. Desde 2012, a República da Coreia, Espanha, México, Uganda e Emirados Árabes Unidos acolheram cinco sessões da conferência.

Fonte: monitormercantil

Categorias: Notícias,

Voltar